Uma mulher de 57 anos foi resgatada na noite desta quinta-feira (1º) após ficar atolada no lago do Parque Barigui, em Curitiba. Segundo o inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal (GM), a vítima, que sofre de Doença de Alzheimer (DA), estava caminhando na beira do lago, nos fundos do Salão de Atos, quando caiu.
"Ela foi encontrada por populares deitada, com as pernas cobertas, muito nervosa e em desespero. Então, de maneira cautelosa, a Guarda durante 20 minutos procurou conter a situação sem movimentar a vítima. Como ela estava segura, com as pulsões digitais normais, sem risco para a coluna, foi feita a remoção", contou.
O Corpo de Bombeiros e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para auxiliar no resgate. A mulher foi encaminhada para a unidade de saúde 24h do bairro Campo Comprido, onde recebeu atendimento médico. Em seguida, teve alta e familiares a levaram para casa. "Ela não sofreu nenhuma lesão, nenhum ferimento. Foi mais o susto e a preocupação em relação do estado clínico", disse Carvalho.
De acordo com ele, a ocorrência demorou, ao todo, cerca de duas horas, entre o momento da queda, às 18h, e a alta. "Todos os cuidados foram tomados para preservar a vida. A remoção antecipada poderia causar um dano irreversível. O parque é um local seguro, mas caminhar na beira do lago requer certa atenção", afirmou.
A orientação é que familiares de pessoas com Alzheimer ou em outras situações que demandem cuidados fiquem atentos. A GM informou que no caso de qualquer emergência pode ser acionada pelo telefone 153 ou diretamente nos pontos de patrulhamento.