Paraná

MP quer redução da conta para usuários da Tarifa Social

04 ago 2006 às 12:28

A Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba encaminhou, nesta sexta-feira (4), à Sanepar, ofício com a sugestão de que os consumidores da capital e região beneficiados pela chamada "Tarifa Social" paguem apenas pela água que efetivamente utilizarem, enquanto durar o período de estiagem. Hoje, consumidores que têm consumo mínimo de até dez metros cúbicos de água, pagam a "Tarifa Social", não importando se gastam ou não essa metragem.

A partir de hoje cerca de 1,8 milhão de pessoas que moram em Curitiba e outras sete cidades da Região Metropolitana enfrentam um sistema de rodízio de abastecimento de água. Com a medida, a Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) espera obter uma economia de 20% no consumo, o que garantiria o abastecimento da região até o mês de setembro, quando começa a temporada de mais chuvas.


Para fazer o rodízio, a Sanepar dividiu a região em sete grandes áreas. Estão incluídos no esquema de racionamento praticamente todos os bairros da Capital, parte dos municípios de Almirante Tamandaré, Colombo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Quatro Barras e a totalidade das cidades de Pinhais e Piraquara.

Fonte: Ministério Público do Paraná e Folha de Londrina


Continue lendo