O Ministério Público do Paraná já havia solicitado na semana passada, em 29 de agosto, uma investigação completa em todo o sistema previdenciário do Paranaprevidência para apurar supostas irregularidades. A informação consta na ata da 22ª sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público, divulgada nesta quarta-feira (05), e disponível na página do CSMP na internet.
"É de total interesse do Ministério Público do Paraná verificar se há qualquer tipo de ilegalidade na concessão de aposentadorias pelo Paranaprevidência. Vamos buscar a apuração de todos os fatos, de forma séria e responsável", afirma o procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo. Ele explica que, como as notícias de irregularidades trazidas pelo Executivo estadual são graves, o Conselho entendeu ser necessária uma apuração ampla e abrangente, que atinja a todo o sistema de aposentadorias do Paranaprevidência.
De acordo com a ata, também será verificada a questão dos recolhimentos de todos os órgãos públicos e dos servidores. O Conselho quer se certificar de que tudo está sendo feito segundo percentual estipulado na Lei "sob pena de inviabilizar o plano de capitalização em poucas décadas, comprometendo a aposentadoria de todos os beneficiados".
Segundo informações do MP-PR, o trabalho de investigação será conduzido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Patrimônio Público.