Toma posse na segunda-feira (4), em Curitiba, a nova composição do Conselho Superior do Ministério Público do Paraná. Serão empossados Sérgio Luiz Kukina, Saint-Clair Honorato Santos, Lineu Walter Kirchner, Bruno Sérgio Galatti, Wanderley Batista da Silva, Moacir Gonçalves Nogueira Neto e Alberto Eloy Alves. Os procuradores de Justiça foram escolhidos pelos membros da Instituição durante eleição realizada no dia 31 de agosto.
O Conselho é composto por nove integrantes – os sete eleitos pela classe, o procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo, e o corregedor-geral do MP-PR, Ernani de Souza Cubas Junior, que são membros natos.
O Conselho Superior é um dos órgãos do MP-PR e tem, entre diversas funções, a de deliberar sobre as promoções e remoções de membros da Instituição, a de analisar processos administrativos e a de sugerir a expedição de recomendações visando ao aperfeiçoamento das funções do Ministério Público. O Conselho também responde pela homologação de arquivamento de inquéritos civis públicos.
Deixaram o órgão os procuradores de Justiça Francisco José Albuquerque de Siqueira Branco, João Zaions Júnior, Miriam de Freitas Santos, Ciro Expedito Scheraiber, Sônia Marisa Taques Mercer, Luiz Carlos Lima Vianna e Antônio César Cioffi de Moura. Cada grupo é eleito para um ano de atuação.