Paraná

MP libera Delazari para assumir Secretaria da Segurança

19 mai 2003 às 17:13

Em reunião realizada nesta segunda-feira, o Conselho Superior do Ministério Público autorizou o afastamento de Luiz Fernando Delazari das funções de promotor de Justiça para que possa assumir a Secretaria de Segurança Pública do Paraná.

De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, a autorização é válida para um período de um ano, podendo ser renovada após nova apreciação do Conselho, conforme previsto na Lei Orgânica Estadual do Ministério Público.


O nome de Delazari para assumir a Secretaria foi uma escolha pessoal do governador Roberto Requião, que encaminhou, na semana passada, ofício ao Conselho Superior do MP solicitando o afastamento do promotor da carreira ministerial.


Agora, o Ministério Público encaminhará ofício ao governador, informando oficialmente a decisão para que seja marcada a data de posse do novo secretário.


A procuradora-geral de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, que preside o Conselho Superior do MP, acredita que um dos papéis importantes que o novo secretário deve realizar é promover um planejamento de ações conjuntas entre os diversos órgãos que atuam na área da segurança.


"É importante que se promova uma política de aproximação entre as Polícias Militar e Civil e o MP, para que todos possam interagir, dentro das respectivas áreas de atuação, visando combater sobretudo o crime organizado e o tráfico ilícito de entorpecentes", afirma. "Também é fundamental promover políticas efetivas de melhoria da segurança do cidadão".

Por solicitação de Luiz Fernando Delazari, a procuradora-geral de Justiça marcará uma reunião com os componentes do Colégio de Procuradores do MP, que congrega todos os procuradores de Justiça do Estado, para que Delazari exponha seu plano de atuação na Secretaria.


Continue lendo