Paraná

MP investiga surto de toxoplasmose

22 jun 2002 às 13:02

O Ministério Público de Santa Isabel do Ivaí (92 km de Paranavaí) abriu um inquérito para investigar a responsabilidade criminal no surto de toxoplasmose que atinge o município desde dezembro do ano passado. No procedimento, a promotoria está ouvindo autoridades ligadas à área da saúde pública, vítimas da doença e os médicos. Objetivo é tentar constatar se houve ou não culpa dos responsáveis pelo abastecimento de água do município. Laudo oficial do Ministério Público comprovou que a fonte de contaminação da toxoplasmose foi o reservatório de água da cidade onde vivia uma ninhada de gatos infectados com o protozoário causador da doença.

Segundo a promotora Cleonice Aparecida Mariano Quinteiro, o MP está acompanhando no mesmo procedimento investigatório o projeto para construção do novo sistema de abastecimento de água na cidade. O reservatório atual continua servindo a população. A promotora acredita que o inquérito será concluído nos próximos dias. No final, o MP poderá pedir o arquivamento ou oferecer a denúncia criminal contra os envolvidos no caso.


O surto - considerado o maior registrado no mundo - transtornou a cidade com cerca de nove mil habitantes. Mais de 450 pessoas foram atingidas pela doença. Uma mulher sofreu aborto e três gestantes estão com exames positivos de toxoplasmose. Seis bebês nasceram infectados com o protozoário. Um deles está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Londrina há mais de 50 dias. Outros três bebês apresentam sequelas graves nos olhos.


*Leia mais na edição de domingo da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo