O fluxo de veículos na BR-277, que liga Curitiba às praias do Paraná, já é intenso na tarde desta terça-feira (1), por conta do fim do feriado de Réveillon. Segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho, 2.005 carros, caminhonetes e motos passavam pela estrada perto das 15h.
A estimativa é que ocorram picos de até 2,9 mil veículos/hora, das 18h às 19h, movimento quase seis vezes maior do que o normal. No total, mais de 46 mil veículos devem retornar para a capital paranaense até o fim da noite.
A partir das 14h30, a Ecovia, em conjunto com as Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Estadual (PRE), além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), dão início à Operação de Mão Única na PR-407, em Praia de Leste. A operação termina às 19h e tem como objetivo melhorar o tráfego na região.
Outras rodovias - Na BR-376/PR, que liga a capital paranaense ao litoral de Santa Catarina, às 14h30 o tráfego era intenso, mas fluía sem dificuldades em ambos os sentidos (Curitiba e Palhoça), de acordo com a Autopista Litoral Sul.
A PRF informou que 2.400 carros passavam por hora na estrada, em direção ao Paraná. O fluxo é três vezes superior ao encontrado em dias normais.
Na pista Norte (sentido Curitiba) da BR-116/PR, havia retenção, devido ao fluxo intenso de veículos, nas seguintes regiões:
- Do km 154 ao km 111, entre as regiões de Navegantes e Porto Belo;
- Do km 235 ao km 233, na região de Paulo Lopes.
Na pista Sul (sentido Palhoça), o tráfego fluía sem retenção, na tarde de hoje.
Na BR-116/PR (Contorno Leste), também não havia pontos de parada em ambos os sentidos (São Paulo e Foz do Iguaçu).
O tempo era chuvoso na BR-116/PR (Contorno Leste) e no início do trecho de concessão da BR-376/PR, na altura do km 614, região de São José dos Pinhais. As concessionárias orientam os usuários que redobrem a atenção e reduzam a velocidade, devido às pistas molhadas.