Paraná

Movimentação do litoral nesta temporada foi 10% maior

05 mar 2006 às 21:29

Os comerciantes do Litoral estão rindo à toa. O calor e as raras chuvas de janeiro garantiram um crescimento de 10% no movimento desta temporada de verão, superando a expectativa dos lojistas. Incluindo os dias de Carnaval, cerca de 2,2 milhões de pessoas passaram pelos municípios litorâneos, movimentando aproximadamente R$ 1 bilhão da economia local.

Para o superintendente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Sindilitoral) Fábio Aguayo, o número de veranistas só não foi maior porque houve uma queda na quantidade de turistas da Argentina e Paraguai, que costumam frequentar a região. As principais causas, segundo ele, foram a queda no valor do dólar e a divulgação dos boletins de balneabilidade em pontos do Litoral.


Esta não foi a primeira temporada em que o Instituto Ambiental do Paraná, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, faz o monitoramento de pontos mais críticos das praias e divulga os pontos considerados impróprios para banho. A divulgação dos resultados e demarcação dos pontos na praia, no entanto, causou protestos por parte de alguns comerciantes que achavam que as placas estariam afugentando banhistas.


Desde 26 de dezembro, o IAP divulgou boletins de balneabilidade semanalmente. Os trabalhos começaram com o monitoramento de 33 locais considerados mais críticos. Dia 8 de janeiro, só três desses pontos foram considerados próprios para banho.


No início de janeiro, o IAP aumentou para 48 pontos monitorados. Na última medição, em 15 de fevereiro, só 11 eram consideradas próprios. O IAP e Sanepar, no entanto, acreditam em uma melhoria sensível na qualidade das águas para a próxima temporada em função dos investimentos realizados em saneamento e construção de redes de esgoto no local.

Balanço parcial do Corpo de Bombeiros mostra que os veranistas ainda não aprenderam a respeitar as orientações dos guarda-vidas. Desde o início da Operação Verão, sem contabilizar os números dos dias de Carnaval, os bombeiros fizeram 45 mil advertências e orientações, 1,3 mil salvamentos, sendo que 11 resultaram em óbitos.


Continue lendo