Paraná

Motoristas e cobradores desistem de greve em Curitiba

30 nov 2012 às 15:42

Os motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e demais funcionários das empresas de transporte coletivo da capital entraram em acordo com as empresas sobre o pagamento do 13° salário e suspenderam qualquer possibilidade de greve do setor nos próximos dias. O acordo foi firmado nesta sexta-feira (30).

Participaram de uma audiência para chegar a um entendimento sobre o assunto o Sindicado dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Sindicato dos Empregados em Escritórios e Manutenção nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransp), Urbs e Comec. A audiência foi realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT).


Os funcionários reclamavam que as empresas queriam realizar o pagamento do 13° salário em quatro parcelas (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro), mas, segundo o Sindimoc, o acordo coletivo previa pagamento em apenas duas parcelas. As empresas reclamavam de problemas financeiros e culpavam, em parte, a prefeitura pelos problemas.


Com a conciliação, ficou definido que 13° salário será pago em quatro parcelas, mas todas até o final de 2012, divididas em 25% do que os empregados precisam receber: o primeiro pagamento será nesta sexta-feira, seguido de outros 25% nos dias 11, 20 e 28 de dezembro.

Segundo o Sindimoc, para compensar o parcelamento feito em quatro parcelas, as empresas se comprometeram a pagar um abono, no pagamento salarial de março de 2013, de 3% sobre os vencimentos.


Continue lendo