O motorista do ônibus, que tombou na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, na manhã de quinta-feira (8), e que levava a delegação do Umuarama Futsal para Santa Catarina teria avisado os passageiros que o veículo havia perdido o freio.
De acordo com sobreviventes do acidente, que envolveu ainda um caminhão e um carro, o motorista do ônibus havia alertado momentos antes do choque que o veículo havia perdido o freio. O motorista ainda conseguiu controlar o veículo por duas curvas e perdeu o controle a 200 metros de uma caixa de brita. O acidente causou a morte do motorista do ônibus e de um integrante da comissão técnica da equipe.
A delegação seguia para a cidade de de Jaraguá do Sul (SC), onde os paranaenses jogariam contra o time local pelas quartas de final da Copa do Brasil. A partida estava agendada para esta sexta-feira (9).
O presidente do clube, Edvanilson Lopes Romeiro informou que o ônibus do ano 2010 havia sido adquirido no mês de março e constantemente passava por revisões. "Eram feitas vistorias antes de todas as viagens. Na semana passada, também tínhamos ido a Jaraguá do Sul. Infelizmente foi uma fatalidade e vamos aguardar a perícia. O sentimento de tristeza na cidade é muito grande", ressaltou.
Em nota, a LNF (Liga Nacional de Futsal) lamentou a tragédia e suspendeu também a partida pela Liga Nacional entre São José (SP) e Umuarama, que estava marcada para domingo (11), no interior paulista.
A FPFS (Federação Paranaense de Futebol de Salão) também divulgou nota de pesar e solidariedade ao clube. O Umuarama disputa a Série Ouro – Primeira Divisão do Campeonato Paranaense.
Diversas equipes do futsal brasileiro lamentaram o ocorrido e se solidarizaram com os envolvidos no acidente pelas redes sociais e usaram a # ForçaUmuarama.
"O Sport Club Corinthians Paulista se solidariza com o Umuarama Futsal, que sofreu um grave acidente de ônibus na manhã desta quinta-feira. Desejamos força aos envolvidos, suas famílias e amigos neste momento difícil”, escreveu o Timão.