Paraná

Motorista deve enfrentar tráfego intenso entre capital e interior

19 dez 2013 às 16:21

O movimento nas estradas que ligam a Região Metropolitana de Curitiba aos principais destinos turísticos para o feriado prolongado de Natal começa a aumentar na tarde desta sexta-feira (20). A previsão de maior movimento é em direção ao interior do estado e para o Litoral. As obras serão suspensas para facilitar o tráfego.

O maior movimento deve ocorrer entre Curitiba e o Interior do Paraná. Segundo a concessionária RodoNorte, na BR-277, no trecho que passa pela cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, em que há encontro com a BR-376, o fluxo pode ser o dobro do normal em alguns dias.


Na sexta-feira (20), o movimento neste trecho da BR-277 será mais intenso entre as 19h e 21h, com aumento de 44% no fluxo de veículos em ambos os sentidos. No sábado (21), o movimento começará a aumentar a partir das 7h e deve continuar bastante alto até as 20h do mesmo dia, com fluxo 113% maior do que o normal. Na BR-376, entre Ponta Grossa e Apucarana, o fluxo deve aumentar em até 144% no sábado e 111% no domingo (22).


De acordo com a concessionária, os motoristas que pretendem seguir viagem para o Norte do Paraná devem se preparar para um trânsito lento, por causa do excesso de veículos. O tempo de viagem deve ser maior do que o normal.


Litoral - entre o sábado e o dia 26 de dezembro é esperado movimento de 150 mil veículos em ambos os sentidos da BR-277, no trecho entre Curitiba e o Litoral do Paraná. Desse total, 90 mil vão em direção às praias. O fluxo mais intenso é esperado para a sexta-feira e o sábado.


Na sexta-feira, segundo a concessionária Ecovia, entre as 19h e 21h, o fluxo de veículos será de 2 mil por hora em direção às praias. Além deste horário, é esperado pela concessionária movimento também intenso entre as 10h e 11h de sábado, com 1,7 mil carros por hora rumo ao Litoral.


Outros estados - A partir desta sexta-feira, é esperado aumento de 52% no volume de veículos na BR-376 em direção ao Litoral de Santa Catarina. A estimativa da concessionária Autopista Litoral Sul é de que o tráfego possa até dobrar em dias específicos, como é o caso do Natal e Ano Novo.


Para os motoristas que vão viajar para Santa Catarina pela BR-116, o fluxo deve ser 22% maior do que em dias normais, de acordo com a concessionária Autopista Planalto Sul. A empresa estima movimento maior na sexta-feira, a partir do meio-dia, e no sábado, entre as 10h e 13h. Um dos trechos com tráfego mais intenso deve ser o km 115, na saída de Curitiba.

Também pela BR-116, porém em direção ao estado de São Paulo, a estimativa da concessionária Autopista Régis Bittencourt é de tráfego 20% acima do normal entre Curitiba e a capital paulista. O movimento será maior a partir das 16h de sexta-feira (20) e segue alto até as 0h de sábado. Neste mesmo dia, o fluxo será maior entre as 6h e 15h. O motorista que pretende trafegar de São Paulo para Curitiba deve ficar atento ao desvio feito pela empresa na região de Campina Grande do Sul, por causa de obras na rodovia.


Continue lendo