Revoltados com as condições de trabalho, um grupo de 50 motoboys protestou no centro de Curitiba, em frente à Prefeitura, nesta quinta-feira (19). A categoria está apreensiva com as mudanças previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que definem normas de segurança e regras para o transporte de carga em motocicletas.
A primeira mudança está na Resolução 203 e começa a valer a partir de 6 de agosto. Ela prevê que o condutor e o garupa usem capacetes certificados por empresas credenciadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
A outra mudança (Resolução 219) - que entraria em vigor no final deste mês (29 de julho) e foi prorrogada para janeiro de 2008 -, regulamenta o transporte de carga. A nova regra valerá para condutores que realizam o transporte remunerado de carga em municípios onde a atividade foi regulamentada pelo poder público.
A motocicleta deverá possuir placa de identificação na cor vermelha, o baú ou a grelha deverão atender as dimensões definidas na lei e o condutor terá de utilizar colete com faixas retrorefletivas e fluorescentes.
A grande preocupação dos motoboys é quem irá arcar com essas despesas.