O índice de mortalidade infantil recuou 35% no Paraná nos últimos anos. Pela perspectiva, o índice de um único digito será alcançado até 2015 quando entrarem em funcionamento as 300 unidades de saúde planejadas pelo atual governo.
O resultado da pesquisa realizada pelo secretário Carlos Augusto Moreira foi recebido com festa pela prefeita Tina Tonelli e pelos moradores de Jacarezinho, município de melhor performance no combate à mortalidade materno-infantil. "O município está próximo de alcançar o índice de um digito em termos de mortalidade infantil. Mas o índice de mortalidade materna também é bem controlado aqui", destacou Moreira.
Já quanto à mortalidade materna, Moreira lembrou que, no ano 2000, foram registradas 49 mortes para cada grupo de 100 mil gestantes. "Hoje, já estamos em 39. Queremos chegar a 35 até 2015. Portanto, esta região do Estado dá mostras de como é possível fazer muito pela saúde. O governo tem feito sua parte. Estes centros de saúde que estamos inaugurando é um passo a mais para reduzir a mortalidade materno-infantil".
Em Curitiba, desde o ano passado foi ultrapassado o índice de um dígito na mortalidade infantil, que ficou em pouco menos de 9,8 (com AEN).