Morreu nesta quinta-feira (12), em Curitiba, a ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça Denise Arruda, que foi a primeira mulher a chegar ao cargo de desembargadora em caráter efetivo do Tribunal de Justiça do Paraná e a quarta a exercer função de ministra do STJ no Brasil.
Ela faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Denise nasceu em 1941 e fez faculdade de Direito na Universidade Federal do Paraná, onde se formou em 1963. Ela exerceu advocacia até o ano de 1966, quando entrou para a carreira da magistratura, como juíza substituta.
Ela passou pelas comarcas de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. Em 1967, após prestar concurso de Juiz de Direito, atuou nas comarcas de Mallet, Jandaia do Sul, Peabiru, Londrina e Curitiba. No ano de 1993, foi promovida ao Tribunal de Alçada do Estado do Paraná, onde chegou ao cargo de vice-presidente.
Denise ocupou, entre 2002 e 2003, o cargo de desembargadora do TJPR, sendo a primeira mulher a chegar ao cargo em caráter efetivo. Em 2003, foi chamada para integrar o corpo de ministros do STJ, onde permaneceu até o ano de 2010, quando se aposentou.
O velório da ministra aposentada será realizado na capela do TJPR.