Os moradores de Medianeira, no Oeste do Estado, a 70 quilômetros de Foz do Iguaçu, ameaçam ocupar a Estrada do Colono caso o governo federal não libere a sua utilização.
O prefeito de Medianeira e presidente da associação de municípios do Sudoeste, Luis Suzuki, disse à rádio CBN que houve duas reuniões na segunda-feira a respeito do assunto.
Lideranças da região decidiram esperar por novas conversas com o governo federal e querem ajuda também do governo estadual. Caso não haja avanços na negociação, eles podem ocupar a estrada dentro de um mês.
A estrada, que tem 17 quilômetros e cruza o Parque Nacional do Iguaçu, está interditada pelo Ministério dos Transportes desde 1999, por questões de preservação ambiental.
Desde então, diversos protestos foram organizados pela população das cidades vizinhas ao parque, que queriam a reabertura da estrada.
A Estrada do Colono, que surgiu na primeira metade do século passado, durante a migração de colonos gaúchos e catarinenses para a região, encurta em mais de 100 quilômetros a distância entre cidades do Oeste e Sudoeste do Estado.
Seu fechamento prejudicou a economia de várias cidades do Sudoeste, entre elas Capanema, que dependia quase que exclusivamente do contato com a região Oeste do Estado.