Paraná

Missão do BID avalia projeto do biarticulado na BR-116

03 dez 2002 às 14:44

Técnicos e consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram na tarde desta terça-feira o eixo da BR-116. De acordo com a Agência de Notícias da prefeitura, eles irão conhecer o local das obras do futuro Eixo Metropolitano de Transportes, que o banco deverá financiar.

O financiamento será incluído no pacote de obras para melhorias do sistema viário e do transporte urbano que a Prefeitura está negociando com o banco desde o início do ano, o chamado projeto BID II. Com a inclusão, o valor do contrato deverá chegar a U$ 80 milhões. A expectativa é de que o recurso seja liberado no próximo ano.


Esta é a terceira missão do banco que vem a Curitiba para analisar o projeto BID II e, segundo Rafael Acevedo Daunas, chefe da missão do BID, até a contratação dos recursos haverá necessidade de pelo menos mais uma visita para fechar a negociação. Os técnicos do Ippuc que estão acompanhando a missão esperam que isso possa acontecer antes do final do primeiro semestre de 2003, para iniciar obras em seguida.

De acordo com o projeto, o Eixo Metropolitano da Rede Integrada de Transporte (RIT) vai aproveitar a estrutura da BR-116 em seu trecho urbano (cerca de 25 km) para a implantação de três novas linhas, que vão operar com ônibus biarticulados. Elas irão fazer a ligação entre o Atuba, na região norte, e a CIC, no sul, com ramais de acesso à área central e estação na praça Eufrásio Correia. Para implantar o novo eixo, a BR-116 deverá passar por reformas, com a recuperação do pavimento e a criação de uma canaleta central, exclusiva para os ônibus.


Continue lendo