Paraná

Ministro pede maior participação da família na escola

10 abr 2001 às 16:34

O ministro da Educação Paulo Renato de Souza (PSDB) esteve em Curitiba para divulgar o Dia Nacional da Família na Escola, que acontece no próximo dia 24. O dia nacional da família na escola visa aumentar a participação dos pais na vida estudantil de seus filhos.

O governador Jaime Lerner (PFL) e a secretária de Estado da Educação, Alcyone Saliba, participaram do evento. A solenidade foi Colégio Professor Brasílio Vicente de Castro, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A escola é referência no Estado e já recebeu o prêmio Gestão 1999, do Ministério da Educação (MEC), por inovações.


Após o lançamento da campanha o ministro se reuniu com professores e pais de alunos do colégio durante cerca de uma hora. Segundo o ministro, pesquisas mostram que a participação dos pais na vida escolar das crianças é fundamental. "Quando os pais se envolvem na educação dos filhos, eles aprendem mais", disse o ministro. Em 1994 havia 11 mil associações de pais e mestres em escolas públicas do País. Hoje são mais de 70 mil.


"O dia da família na escola é um programa simples, que não depende de recursos, apenas da disposição dos pais", ressaltou o ministro. O colégio Brasílio Vicente de Castro é modelo por colocar em prática várias inovações. Entre elas está o estudo em salas ambientes. Os 1.700 alunos dos três turnos da escola estudam em salas específicas, de acordo com a disciplina. São os alunos que trocam de sala, enquanto os professores permanecem em espaços apropriados para o ensino de cada disciplina.

No Paraná, a Secretaria de Educação transformou o dia da família na escola em semana. Entre 23 e 28 de abril as escolas estaduais deverão desenvolver atividades que envolvam a participação dos alunos.


Continue lendo