Apesar do frio intenso previsto para boa parte no Paraná na madrugada desta quinta-feira (15), as temperaturas não devem ficar tão baixas quanto à penúltima onda de frio, quando até a neve deu as caras pelo estado. As mínimas previstas ficam em torno de -4°C no Sul do Paraná e de 2°C no Norte, com previsão de geada.
A frente fria que passou pelo estado nesta quarta-feira (14) se afastou e foi para o Sudeste, o que impossibilita a chance de neve no Paraná. De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Instituto Simepar, havia apenas chance de chuva congelada nas cidades do Sul para a manhã desta quarta. "A chance de neve é para Santa Catarina".
A previsão do Simepar é que entre o Sul, Sudoeste e parte da Região Metropolitana de Curitiba a geada seja intensa. Na região Central e Oeste a geada será moderada e no Norte, Norte Pioneiro, Noroeste e a parte leste da RMC, a geada será fraca.
O meteorologista explica, mesmo com a chance de geada, as temperaturas não ficarão tão baixas no Paraná quanto no final de julho. Cidades como Palmas e General Carneiro devem registrar -4°C nos termômetros. Em Curitiba e outras cidades da RMC o frio fará as temperaturas chegarem próximas a 0°C e no Norte as temperaturas devem chegar à mínima de 2°C.
Jacobsen diz que não há chance de geada negra. "Apenas deve ocorrer geada negra se o vento continuar e a tendência é que o vento diminua. Teremos apenas a geada branca". No Norte, o frio deve diminuir no final de semana e nas cidades do Sul e Leste, as temperaturas ficam baixas até o início da próxima semana, segundo o meteorologista.