A Mineropar, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, vai atualizar o mapa geológico do Paraná. Os procedimentos vão ser discutidos durante o Seminário "O Sistema Magmático da Bacia do Paraná: Formação Serra Geral".
Nos próximos dias 10 e 11, o encontro será expositivo, no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento, em Curitiba. Depois, nos dias 12, 13 e 14, os participantes vão conhecer algumas áreas da Serra Geral.
Trata-se da reavaliação de 50% do território do Paraná, área que compreende o Terceiro Planalto do Estado, uma região de interesse de empresas de exploração mineral, com possibilidade de ocorrência de metais básicos, como o cobre e o níquel, e preciosos como a platina.
A Serra Geral tem potencial, ainda, em minerais industriais como argilas caulínicas, bauxita e bentonita, além de estar sobre o aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água subterrânea do continente. Na região, também há um grande ocorrência para águas termais, que pode se tornar uma importante cadeia produtiva na área de turismo.
Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)