Paraná

Microsoft foi infectada pelo vírus Nimda

20 set 2001 às 15:20
O vírus Nimda, praga virtual que já contaminou milhares de computadores em todo o mundo, inclusive no Brasil, também atingiu os sistemas da Microsoft. Segundo o serviço online da MSNBC (joint-venture formada pela própria Microsoft e pela NBC), a praga virtual infectou os servidores da empresa responsáveis pela página www.microsoft.com/frontpage, que traz informações sobre o software da MS para construção de páginas para Internet.
De acordo com a notícia, quem visitou a página ontem, durante o tempo em que ela permaneceu infectada, recebeu um aviso sobre a presença da praga virtual. Porém, um porta-voz da Microsoft disse ao jornalista que escreveu a nota que "o vírus nunca esteve nos servidores da empresa e que nenhum visitante foi contaminado". "Na verdade, o código suspeito foi colocado por descuido por um provedor de conteúdo terceirizado, que havia sido contaminado pelo Nimda", explica o porta-voz. De qualquer forma, o fato foi confirmado pelo MSNBC, segundo o artigo. Entre as vítimas do vírus estão empresas como Siemens, General Electric e Yahoo.
Segundo estimativas da Trend Micro, mais de 100 mil computadores corporativos já foram contaminados em todo o mundo. Entre os usuários domésticos, só o serviço Virus Tracking Center, destinado a quem utiliza o computador em casa, já identificou mais de 330 mil arquivos infectados pelo Nimda, o que equivale a mais de 70 mil micros. Apesar disso, a praga virtual, que chegou a deixar a Internet mais lenta, vem diminuindo seu ritmo de ataques. Isso se deve aos alerta divulgados pela imprensa, atualização de sistemas e pela disponibilidade de vacinas que combatem a ameaça. De qualquer forma, ele continua sendo uma ameaça de alto risco. Mais informações sobre o vírus Nimda, inclusive sobre como combatê-lo, podem ser encontradas nas notícias abaixo.

Continue lendo