Paraná

Microsoft abrirá o Passport para rivais

21 set 2001 às 09:55
Enfrentando problemas legais e fortes críticas da indústria, a Microsoft anunciou na quarta-feira (19/08) que vai alterar o seus sistema de autenticação Passport, garantindo interoperabilidade com serviços similares oferecidos por empresas rivais. A desenvolvedora também anunciou planos de entregar o gerenciamento do sistema para um grupo que seria formado tanto por parceiros corporativos como por competidores, além da própria Microsoft.
"Permitir que múltiplos provedores de serviços sejam capazes de atuar em conjunto é uma tremenda oportunidade para a indústria", afirmou Brian Arbogast, vice-presidente de serviços da plataforma .Net da Microsoft. Segundo o executivo, a adição de interoperabilidade no Passport deve acontecer no próximo ano.
O Passport é um serviço que a Microsoft oferece no qual os usuários preenchem um formulário online com suas informações pessoais uma única vez e depois podem acessar uma série de sites e serviços na Internet sem a necessidade de se cadastrar novamente em cada um eles. Entre os sites parceiros do Passport estão o Starbucks.com e os site do MSN.
Para permitir que o Passport funcionará em conjunto com serviços de competidores como AOL Time Warner e sistemas proprietários usados por corporações, a Microsoft confirmou que incluirá suporte a uma tecnologia chamada Kerberos no Passport. A Kerberos é um padrão aberto para transações digitais seguras desenvolvida por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ao suportar a Kerberos, o Passport poderá interagir com todos os outros serviços de autenticação que também utilizem a tecnologia.
A interoperabilidade será inicialmente testada quando a Microsoft lançar o Windows .Net Server, no início de 2002. Mas ainda há muitas dúvidas sobre a viabilidade da idéia da empresa de Bill Gates, já que os grandes rivais da companhia podem se recusar a participar da iniciativa. "Realmente acho difícil que a AOL participe disso", disse Chris Le Tocq, analista da Guernsey Research que segue de perto o desenvolvimento do Passport.
A AOL já avisou que está trabalhando em seu próprio serviço de autenticação baseando-se na tecnologia usada no sistema de autenticação para os seus serviços de Internet. Além de ser uma feroz oponente da Microsoft, a AOL tem um histórico de lentidão para abrir seus sistema para competidores – tem sido assim com os seus serviços de mensagem instantânea, por exemplo.
A comunidade de código aberto também está trabalhando no desenvolvimento de um sistema de autenticação, e a Sun Microsystems também disse que pode desenvolver um sistema para competir com o Passport.

Continue lendo