A greve dos metalúrgicos das montadoras de Curitiba e Região Metropolitana encerrou às 23 horas da última quarta-feira. Em assembléia, a maioria dos 2,6 mil trabalhadores do segundo e terceiro turnos da Volkswagen aprovou a proposta de 7,44% de aumento salarial em dezembro e R$ 1,5 mil de abono em outubro, sugerida terça-feira em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A greve por tempo indeterminado começou no dia 20 de setembro.
A mesma proposta foi aceita pelos funcionários da Renault e da Nissan. Em quatro dias de paralisação, a Renault deixou de produzir 2.800 automóveis, e a Nissan, outros 360. Na Volks, o déficit foi de 3.320 veículos. A planta de São José dos Pinhais da empresa emprega cerca de 3,6 mil trabalhadores, com média salarial de R$ 1.600,00.
Nela, são fabricados os modelos Fox (de duas e quatro portas), Crossfox, Fox Europa e Golf. Do total da produção, 70% é comercializado no mercado interno. O restante é exportado para países da América e Europa.