Paraná

Metade da nafta do petroleiro Norma já foi retirado

27 out 2001 às 16:07

Neste sábado, cerca de 11 milhões de litros de nafta já foram transferidos do navio Norma, encalhado no Canal da Galheta em Paranaguá, Litoral do Paraná. O volume representa pouco mais da metade do total armazenado no navio. A Defesa Civil prevê que os trabalhos terminem neste domingo, caso o ritmo de tranferência do derivado de petróleo para o navio Nara continue o mesmo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Luiz Antonio Borges Vieira, o risco de explosões no local diminuiu, permitindo a ligação da energia elétrica no Norma durante a madrugada de sábado. "Não há referências de novos riscos, mas as equipes da Defesa Civil vão continuar no local já que tinhamos alocado todos os recursos necessários", afirmou.

O transbordo da nafta para o petroleiro Nara, que começou no fim da tarde de quinta-feira, foi acelerado neste sábado para um ritmo de 500 mil litros por hora, o dobro dos dias anteriores. O Norma estava carregando cerca de 20 milhões de litros do produto quando bateu em uma pedra, a 1,5 km do Porto de Paranaguá, no dia 18.


Continue lendo