Ponta Grossa registrou mais 17 casos de meningite na última semana. Desses, sete já foram confirmados como sendo meningite viral e os outros dez aguardam o resultado de exames laboratoriais. Desde o início do ano, já foram registrados 95 casos da doença no município, sendo 65 provocados por vírus.
Hoje, o Instituto de Saúde de Ponta Grossa começa a distribuir panfletos com informações sobre as causas, os sintomas, a forma de contaminação e prevenção à doença. Serão 720 mil folhetos, distribuídos em escolas, creches, terminal de transporte coletivo e locais de grande circulação. O material foi confeccionado em parceria com a 3ª Regional de Saúde, que está acompanhando todas as ações tomadas pela Vigilância Epidemiológica do município.
Apesar do alto número de casos, o secretário municipal de Saúde, Ricardo Mussi, não considera que a cidade esteja enfrentando uma epidemia. "Semanalmente os números estão variando. Se estivéssemos numa epidemia, o número de notificações seria sempre crescente", alega. Na última semana foram registrados oito casos e, na anterior, 16. "De uma semana para outra tivemos uma redução de notificações de 50% e, neste último período, um aumento de 100%."
Os técnicos da Vigilância Epidemiológica estão percorrendo creches e escolas que solicitaram informações, ministrando palestras a pais, professores e funcionários. O secretário descarta que o aumento da última semana tenha ocorrido por causa do início do período escolar.