O décimo boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (18), pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apresentou melhoria na qualidade da água para banho nas praias do Litoral e região Norte do Paraná.
No Litoral, três pontos monitorados em Matinhos e um ponto monitorado em Guaratuba passaram de próprios com restrições (bandeira amarela) para próprios para banho (bandeira azul) nesta avaliação. São eles: o ponto monitorado no balneário Flórida, rua Orquídea; ponto monitorado à direita do Morro, no SESC de Matinhos e em Caiobá, o ponto monitorado na rua Londrina, em frente ao posto salva vidas.
Em Guaratuba, melhorou a qualidade da água no ponto localizado no balneário Barra do Saí. Apenas o ponto monitorado pelo IAP na praia Mansa de Caiobá terá a bandeira azul alterada para bandeira amarela a partir deste sábado (19).
No total, dos 49 pontos monitorados nas praias do Paraná 42 estão próprios para banho, sendo 22 sinalizados com bandeiras azuis e 20 pontos sinalizados com bandeiras amarelas – que não são recomendados 24 horas após chuvas intensas. Permanecem apenas sete pontos impróprios para o banho de mar devido aos altos índices de coliformes fecais encontrados na água.
Já na região Norte, o único ponto monitorado na represa do Capivara – que estava impróprio devido a floração de algas - tornou-se próprio para banho. Na Costa Oeste os 16 pontos monitorados pelo IAP, nas praias artificiais do Lago de Itaipu, encontram-se próprios para banho (com AEN).