Cinco pontos monitorados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – quatro deles localizados em balneários de Pontal do Paraná e um em Matinhos – passaram de próprios com restrições (bandeira amarela) para próprios para banho (bandeiras azuis). Os resultados estão no 11.º boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (25).
Dos 49 pontos monitorados nas praias do Paraná, 42 estão próprios para banho, 27 sinalizados com bandeiras azuis e 15, com bandeiras amarelas (não são recomendados 24 horas após chuvas intensas). Permanecem apenas sete pontos impróprios para o banho de mar, devido aos altos índices de coliformes fecais encontrados na água.
Os pontos em que a qualidade da água melhorou esta semana são: em Praia de Leste, ponto localizado na Rua Baronesa do Cerro Azul; em Ipanema, próximo a Rua São Luiz e no balneário de Shangri-lá os dois pontos monitorados pelo IAP voltam a ser sinalizados com bandeiras azuis. Já em Matinhos, o ponto monitorado no Balneário Solymar à direita do Camping Club também volta a ser totalmente próprio para banho.
O presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto, lembra que os veranistas também podem obter informações sobre a balneabilidade no site www.iap.pr.gov.br e nas centrais do IAP instaladas em Guaratuba, Matinhos e Ipanema.
LEI - Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência em que são utilizados para recreação. O boletim divulgado nesta sexta-feira (25) avaliou o resultado de cinco coletas semanais consecutivas – iniciada em 15 de novembro - exigidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para definir o índice de balneabilidade. O procedimento usa o indicador escherichia coli - bactéria existente no intestino dos seres humanos e animais de sangue quente.
OESTE - Na Costa Oeste, os 16 pontos monitorados pelo IAP, nas praias artificiais do Lago de Itaipu, são próprios para banho. Já o único ponto monitorado na represa do Capivara, na região Norte, está próprio para o banho pela segunda semana consecutiva.