O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), em parceria com o 13º Batalhão da PM, realizou na madrugada deste sábado (19), uma operação contra a perturbação do sossego público na região Sul de Curitiba. Abordagens principalmente a veículos com som alto que estavam transitando, ou em calçadas, postos de gasolina e outros ambientes foram feitas. A maior parte das ações ocorreu na Rua Quitandinha, no Sitio Cercado.
Durante a operação que começou as 23h30 desta sexta-feira (18) e seguiu até esta a madrugada, 9 pessoas foram encaminhadas às delegacias competentes por perturbação do sossego público, 2 por porte de entorpecente, 1 por tráfico, 1 por porte ilegal de arma de fogo, e 4 por dirigirem sob a influência de álcool. Um revólver calibre 38, marca Taurus, foi apreendido.
"O resultado foi excelente, pois pudemos trazer tranquilidade às pessoas da região que estavam solicitando a presença da polícia principalmente devido ao som alto utilizado nos veículos que por ali transitavam", afirma o Porta-Voz do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente Silvio Cordeiro. A operação foi realizada porque no último final de semana a PM havia recebeu mais de 400 chamadas por meio do 190 informando a perturbação do sossego público naquela região. "A tolerância foi zero, além da perturbação todos os outros delitos também foram coibidos", explica o tenente.
Mais de 120 policiais militares realizaram ações que se estenderam por toda a madrugada. No total, 730 pessoas foram abordadas, das quais seis foram presas e 11 encaminhadas para lavratura de Termo Circunstanciado. "Dos presos, 1 foi flagrado realizando tráfico de drogas, 1 flagrado portando um revólver calibre 38, e 4 eram condutores que estavam dirigindo embriagados", conta Cordeiro.
O Termo Circunstanciado foi lavrado para 2 pessoas que portavam drogas e para 9 que foram flagradas perturbando o sossego público. "Neste documento fica estipulado dia, hora e local para que estas pessoas compareçam para dar explicações à justiça sobre a contravenção que cometeram; a partir daí será estipulada uma pena a cada um deles", relata o tenente.
A PM também abordou 320 veículos, sendo 84 deles notificados e 84 recolhidos ao pátio do Departamento de Trânsito (DETRAN). Das 160 notificações, 100 são gravíssimas, 41 graves, 5 médias e 14 leves. Duas buchas de maconha e uma de cocaína também foram apreendidas. "Conforme a necessidade, estas operações serão realizadas para combater a criminalidade e as contravenções", diz Cordeiro.