Neste sábado, 25, será realizada a primeira ação de uma parceria entre o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e a Unimed de Curitiba. Os médicos que participarem do jantar de encerramento do Outubro Med serão levados para casa por uma van, para servir como exemplo na campanha de conscientização sobre os perigos de dirigir alcoolizado.
As vans, com capacidade para no mínimo nove pessoas, estarão transportando os convidados de hora em hora a partir da meia-noite até quatro horas da manhã. "A cooperativa resolveu dar o exemplo num evento social, aproveitando uma festa em que pode haver consumo de bebida alcoólica para servir como modelo de atitude", afirmou o vice-presidente da Unimed Curitiba, o cirurgião Rached Hajar Traya.
Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostram que dois copos de cerveja ou uma taça de vinho são suficientes para provocar uma sensação de tranqüilidade e sedação em uma pessoa de 60 kg.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro a concentração máxima de álcool por litro de sangue é de 0,6 g/l - o correspondente a dois copos de cerveja ou meia dose de uísque ou uma taça de vinho - para que uma pessoa possa dirigir sem correr perigo. O consumo de álcool é o responsável por provocar 50% dos acidentes de trânsito.