Paraná

Médicos residentes protestam em Curitiba

05 jul 2001 às 15:14

Um grupo de 50 residentes de medicina que trabalham nos hospitais de Curitiba realizou um protesto pela manhã na Boca Maldita, Rua XV de Novembro. A manifestação fez parte da "Campanha Nacional de Valorização da Residência Médica", que acontece de três a cinco de julho em todo o País. Os estudantes reivindicavam o aumento de 75% da bolsa-auxílio.

Com o lema "Residência Médica, sem ela a saúde não funciona", eles entregaram mais de mil panfletos as pessoas que transitavam pela rua. Apesar da manifestação, as atividades de urgência e emergência foram mantidas.


Os residentes iriam promover uma passeata que sairia do Hospital Evangélico, no bairro Champagnat e iria até a Boca Maldita. Mas, preferiram cancelar a passeata porque poderia prejudicar a imagem do hospital.

"É uma campanha nacional. Resolvemos não envolver o hospital", justificou o tesoureiro da Associação Nacional dos Médicos Residentes, Samuel Dobrowolski. Disse que o salário dos estudantes está defasado há mais de oito anos. "A intenção é pressionar o governo para que o salário passe de R$ 1.090,00 para R$ 1.800,00.


Continue lendo