Paraná

Médicos aumentam combate ao colesterol

25 jul 2001 às 12:22

Cerca de 40% da população brasileira têm níveis de colesterol no sangue acima da dosagem considerada normal - 200 miligramas por decilitro. Estima-se também que metade das pessoas com colesterol elevado não sabe do problema. Os números são preocupantes e, por isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Fundação do Coração (Funcor) decidiram instituir o dia 25 de julho como Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

As altas taxas de lipoproteína de baixa densidade (LDL) no sangue, que é considerado o colesterol ruim, é um dos fatores de risco de doenças cardiovasculares. O cardiologista Dalton Précoma, presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, esclareceu que o colesterol elevado, combinado a outros fatores como hipertensão e tabagismo, aumenta os riscos da pessoa ter problemas cardíacos.


No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 35% das mortes. "Das 900 mil mortes por ano que acontecem no País, 250 mil estão relacionadas a essas doenças", complementou o cardiologista.


O colesterol é um tipo de substância gordurosa que provém de duas fontes: do próprio organismo e dos alimentos que são ingeridos. O organismo precisa de colesterol para funcionar adequadamente, pois ele cumpre importantes funções como produção de hormônios, fabricação de vitamina D, transporte de gordura do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo.


Como o colesterol é insolúvel no sangue, o organismo precisa de portadores (lipoproteínas) para transportar colesterol dentro do corpo. Os dois principais portadores são o LDL e o HDL (liproteína e alta densidade). Este último é considerado o colesterol bom.


O LDL transporta o colesterol do fígado aos tecidos. Quando a taxa do colesterol ruim é elevada, facilita a deposição das partículas de gordura nas paredes das artérias, favorecendo a "Aterosclerose", que é o entupimento das artérias. A obstrução parcial das artérias diminui a circulação do sangue, provocando a "Isquemia" ou "Angina", enquanto que a obstrução total leva ao infarto. A SBC definiu como níveis normais de HDL e LDL, em pessoas maiores de 20 anos, acima de 40 mg/dl (quanto maior melhor) e abaixo de 130 mg/dl, respectivamente.

Este ano, a SBC decidiu direcionar a programação do Dia Nacional de Combate ao Colesterol aos cardiologistas. De hoje até domingo, cerca de 300 médicos de todo o País estarão participando de um curso de reciclagem em três capitais: Curitiba, São Paulo e Goiânia.


Continue lendo