Paraná

Médico maringaense reimplanta ovário

13 ago 2001 às 20:06

O médico Gilberto Almodin, de Maringá, concluiu com ovelhas uma experiência que permite o implante de ovário próprio nos casos em que o órgão está destruído. Segundo o médico, o resultado da pesquisa já permite que a técnica seja utilizada em mulheres. Especialista na área de reprodução humana, Almodin ficou conhecido em todo o País a partir de 1993 porque conseguiu a primeira gravidez de mulher em menopausa na América Latina.
Almodin lembra que o trabalho atual foi pesquisado durante cinco anos. O objetivo do médico era encontrar um solução para dois grupos distintos de mulheres impedidas de engravidar. O primeiro é formado por pessoas que por causa de sessões de quimioterapia e radioterapia contra o câncer perdem o ovário. O médico ressalta que independente do tipo de câncer, o tratamento provoca a perda do órgão.
Conforme Almodin, o outro grupo é composto por mulheres na faixa etária de 30 a 35 anos que por várias razões não têm expectativa imediata de filhos e correm o risco de querer uma gravidez quando já estiverem no período da menopausa.

* Leia mais em reportagem de Marta Medeiros na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira


Continue lendo