Paraná

Mata Ciliar: 10 milhões de mudas são plantadas no PR

22 jul 2004 às 15:57

O Governo do Paraná lançou, em novembro de 2003, o Programa Estadual de Mata Ciliar que tem como meta o plantio de 90 milhões de mudas de espécies nativas em todos os rios do Estado - 100 bacias hidrográficas, mananciais de abastecimento público, margens dos reservatórios de hidroelétricas, unidades de conservação e bacias dos rios que integram os corredores de biodiversidade. Serão investidos cerca de R$ 25 milhões na primeira fase do programa.

"É o maior programa de mata ciliar do mundo. Os benefícios serão sentidos pelas gerações presentes e futuras", declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida. Segundo ele, a mata ciliar evita a erosão do solo e melhora a quantidade e qualidade das águas.


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que está coordenando o Programa, já contabilizou o plantio de 10 milhões de árvores durante os oito meses de Programa. Apenas no dia mundial da água, foram plantadas um milhão de árvores às margens dos rios paranaenses com a participação simultânea dos 399 municípios do Paraná.


As Secretarias do Planejamento e Agricultura e Abastecimento também atuam no Programa.
"O sucesso do Programa se deve às parcerias muito bem articuladas entre Governo e sociedade civil organizada como as cooperativas rurais, Universidades, prefeituras, federações de agricultores, Ministério Público e prefeituras", disse Cheida.

Informações da AEN


Continue lendo