O inquérito sobre o incêndio em uma lancha esportiva na Ilha do Mel, no litoral do Paraná, que deixou cinco pessoas feridas na última segunda-feira (11), tem um prazo de 45 dias, prorrogáveis por mais 45, para ficar pronto. A informação é da Capitania dos Portos do Paraná, responsável pelas investigações.
Segundo a oficial de comunicação da Marinha, a tenente Kelly Frizzo, por enquanto não é possível determinar o que teria causado o acidente. "Ainda é muito prematuro levantar qualquer hipótese. A lancha está em Pontal do Paraná, numa marina, lacrada para o trabalho dos peritos", afirmou.
A embarcação Pérola Negra pegou fogo entre os trapiches de Encantadas e Nova Brasília, por volta das 17h20 de segunda. As chamas foram controladas por outra embarcação que passava pelo local.
Feridos - Dos cinco feridos, dois permanecem internados no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. O homem, de 30 anos, sofreu queimaduras de terceiro grau e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já sua esposa, de 29, teve queimaduras de segundo grau e está na ala de queimados. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, e estado de saúde de ambos é considerado estável.
O filho do casal, de cinco anos, também precisou de atendimento, mas recebeu alta um dia após o incêndio, ainda em Paranaguá. As outras vítimas são uma mulher de 48 anos e uma menina de 11, que tiveram ferimentos leves. Elas foram atendidas em uma unidade de saúde de Pontal do Paraná e liberadas em seguida.
Cuidados - De acordo com a Marinha, o caso na Ilha do Mel foi o segundo desse tipo registrado em 2013. No dia anterior, uma lancha pegou fogo em Paranaguá, na rua da praia. Na ocasião, porém, não houve vítimas.
Embora as causas do incêndio na ilha ainda não sejam conhecidas, a Capitania orienta os donos das embarcações que tomem uma série de cuidados antes de navegar. "Quando a gente fala em segurança na navegação, não é só a partir do momento em que entramos na água. Começa na parte de manutenção. A lancha é como um carro: antes de ir para a estrada você precisa verificar todos os itens de segurança, como motor e condições de combustível", explicou a tenente Kelly.