Paraná

Maringá retira estacionamentos de avenida na região central

08 jan 2014 às 15:23

A prefeitura de Maringá está retirando os estacionamentos tipo "espinha de peixe" do canteiro da avenida Brasil, região central da cidade. A mudança faz parte de um projeto de revitalização da via para melhorar a fluidez do trânsito e implantação de faixa exclusiva para ônibus.

A iniciativa vem sendo discutida desde 2006 e, nesta quarta-feira (8) foi apresentada na Associação Comercial e Industrial de Maringá.


Um dos pontos mais questionados pelos comerciantes foi a necessidade de abrir passagem para o transporte coletivo na avenida Brasil. O diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, explicou que a empresa concessionária faz pesquisas frequentes que apontam a região como uma das principais zonas de interesse dos usuários do transporte coletivo.


"Grande parte dos consumidores do comércio da avenida Brasil utilizam o transporte coletivo e a partir da conclusão da obra terão mais facilidade de acesso às lojas, descendo na porta do comércio, e mais rapidez nos trajetos bairro-Centro, Centro-bairro. Os estudos dos corredores de ônibus apontam a Brasil como o melhor trajeto para implantação", afirmou.


Para o presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa, a intervenção na avenida Brasil será benéfica para o comércio. "A Prefeitura vai manter os estacionamentos nas laterais das calçadas, vai implementar o sistema binário com onda verde e investir no transporte coletivo, facilitando a vinda da população para o Centro. O prefeito se colocou à disposição para atender os comerciantes quando necessário. Assim, teremos a Brasil revitalizada, fortalecendo o comércio".

Os estacionamentos dos canteiros centrais da avenida Brasil, conhecidos como espinhas de peixe, estão sendo retiradas pela Secretaria de Serviços Públicos. Segundo o secretário da pasta, Vagner Mussio, o projeto vai resultar na revitalização da avenida Brasil. "Toda a extensão terá áreas de permeabilidade para escoamento da água das chuvas, além de jardins, novo pavimento asfáltico com fresagem, ciclovia, faixas de pedestre emborrachadas e iluminação especial", adiantou.


Continue lendo