Paraná

Maringá fará recadastramento de carroceiros

29 out 2003 às 10:18

A prefeitura de Maringá começa a recadastrar todas as carroças que circulam na cidade no dia 8 de novembro. Para isso, vai convocar carroceiros de Maringá, Sarandi e Paiçandu a comparecer na Secretaria de Transportes para emplacar e sinalizar os veículos.

Durante o recadastramento, será realizado um levantamento da situação socioeconômica de cada carroceiro e o tipo de serviço que presta. A intenção é disciplinar o trânsito de carroças e também traçar um perfil econômico da atividade.


Segundo o site da prefeitura, o recadastramento será realizado em parceria pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Transportes, Fundesc, Polícia Militar e Cesumar.


Ao comparecer na Setran, os carroceiros deverão levar seus cavalos para avaliação veterinária, que será feita por estagiários do Cesumar. Além de aplicação de vermífugos e carrapaticidas, os animais vão passar por uma avaliação completa de saúde.


Os carroceiros vão receber kits-carroça, com coletes refletivos e bonés, cujo uso será exigido no trânsito pela Polícia Militar. Também passarão por um curso de direção defensiva e aprenderão regras e normas de tráfego.


Os condutores vão receber ainda orientação de Educação Ambiental para não jogar lixo ou entulhos em áreas públicas.


Crianças e adolescentes serão proibidos de conduzir veículo de tração animal. A Secretaria de Transportes já enviou à Câmara de Vereadores projeto de emenda à lei, proibindo a condução de carroças por menores de 18 anos.


A partir de questionários aplicados pela Fundesc, vai ser possível identificar a renda média destes trabalhadores e quais as principais atividades que desenvolvem com carroças.

O recadastramento socioeconômico do carroceiros é o pontapé inicial para fomentar a criação de cooperativas de trabalho, aos moldes das de catadores de papel.


Continue lendo