Tendo como base os índices educacionais, econômicos e de saúde, a Fundação Getúlio Vargas – FGV - realizou uma pesquisa nos municípios brasileiros para indicar as 100 melhores cidades do país para constituir carreira profissional. Na lista divulgada esta semana pela revista Você S/A, Maringá é apontada como a 33ª melhor cidade do Brasil para fazer carreira.
As políticas implantadas em Maringá, classifica a cidade como 6º melhor local da região Sul, este número salta para 3º no ranking paranaense, atrás de Curitiba e Londrna. Segundo o levantamento da FGV, as duas "cidades no norte do Paraná têm boas universidades e rede médica acima da média. Elas vivem ainda o crescimento da oferta de cursos para executivo. Em ambas, os setores fortes são o de serviços e agronegócios".
Cidades - De acordo com a pesquisa, a capital paulista é pelo sexto ano consecutivo a melhor cidade para fazer carreira no Brasil. O ritmo do crescimento econômico, a globalização e, sobretudo, profissionais qualificados para competir no mercado global colocam São Paulo na liderança do ranking nacional.
O principal diferencial de São Paulo em relação aos 139 municípios avaliados pela Fundação é a oferta de cursos superiores. O mesmo fator coloca Maringá numa situação favorável a outros municípios, já que a cidade tem se destacado como pólo da educação superior.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ercílio Santinoni, Maringá está muito bem colocada no ranking. "Estamos satisfeitos com os resultados, sobretudo se analisarmos os colocados com outro olhar. Por exemplo: tirando as capitais, que têm vantagens comparadas às cidades do interior, como mais habitantes, mais ofertas de cursos de graduação, pós graduação e mestrados e mais indústrias, Maringá salta para a terceira colocada na região Sul, ficando atrás apenas de Caxias do Sul (RS), Londrina".