Além do Paraná ser destaque nacional em sustentabilidade, em primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, Curitiba e Maringá aparecem entre os dez melhores no Ranking de Competitividade dos Municípios também divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Centro Brasileiro de Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria. Londrina ficou em 48º lugar.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos (sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações) e três dimensões (economia, sociedade e instituições).
Curitiba é a cidade paranaense mais bem colocada, em 7º no ranking das mais competitivas do País. Um dos destaques é o avanço de uma posição no pilar funcionamento da máquina pública, agora na 4ª colocação. A capital tem seu melhor desempenho em tempo para abertura de empresas (5ª colocação) e teve seus maiores avanços em qualidade da informação contábil e fiscal e custo da função legislativa (avanço de 15 posições).
Maringá aparece em 9º no país, com avanço de duas colocações e boa posição na dimensão Sociedade (crescimento de 44 posições). As dez mais competitivas são Florianópolis, São Paulo, Vitória, Porto Alegre, Barueri, São Caetano do Sul, Curitiba, Campinas, Maringá e São Sebastião.
O Paraná também colocou 13 municípios entre os 100 melhores do País. As outras cidades bem ranqueadas são Pato Branco, em 28º do ranking geral e 10º na região Sul, com crescimento de 34 posições; Francisco Beltrão (37º e 15º, respectivamente), salto de 21 posições; Campo Mourão (42º e 16º), evolução de 47 posições; Toledo (46º e 17º), salto de 39 posições; Londrina (48º e 18º); Pinhais (49º e 19º); Paranavaí (57º e 20º); Cascavel (68º e 23º); Araucária (70º e 25º); Umuarama (77º e 26º), com salto de 20 posições; e Ponta Grossa (87º e 28º).
Outro destaque é que Paranaguá foi o segundo município que mais avançou do país. A cidade do Litoral aparece na 131ª colocação, com 124 posições conquistadas após o avanço nas 3 dimensões: instituições (+84 posições), sociedade (+50 posições) e economia (+140 posições). Os cinco municípios que mais ganharam posições no ranking geral foram, respectivamente, Rio das Ostras (RJ), Paranaguá (PR), Saquarema (RJ), Votorantim (SP) e Catalão (GO).
Cidades do PR no topo
As cidades paranaenses também aparecem entre as cinco melhores em alguns recortes específicos.
Pato Branco é líder no pilar acesso à saúde. O município permanece como o grande destaque em cobertura da atenção primária e atendimento pré-natal (1ª colocação em ambos). A 2ª colocação nacional também é do Paraná: Toledo. O município apresenta ótimo desempenho em atendimento pré-natal (3ª colocação, avanço de três posições) e apresentou expressivo avanço em cobertura da atenção primária (avançou 103 posições e assumiu a liderança). Araucária é o 5º nessa lista.
Em qualidade da saúde, que analisa a oferta adequada de serviços e receptividade da população, Maringá aparece em 5º lugar no país. A cidade ganhou 110 posições nesse indicador. O município tem seu melhor resultado em mortalidade na infância (15ª colocação). Essa lista é liderada por Balneário Camboriú e São Bento do Sul, em Santa Catarina.
Outro destaque é em saneamento, complementando outros índices que colocam municípios paranaenses na liderança nesse patamar. Segundo o Ranking de Competitividade, esse indicador é relevante por ser fundamental para garantir condições mínimas de vida, com dignidade, para a população e ser fundamental enquanto temática de saúde pública. Umuarama aparece em 4º lugar nacional, com destaque para as coberturas do abastecimento de água e coleta da rede de esgoto, além da cobertura da coleta de resíduos domésticos e destinação do lixo.
Região sul
No contexto do recorte de municípios, os da região Sul se destacam pelo excelente desempenho comparando-se aos municípios de todo o País, de acordo com o Ranking de Competitividade. Entre os 20 primeiros colocados, 35% são do Sul (7 municípios). Entre os 100 primeiros colocados, 32% são do Sul (32 municípios).
Leia também: