A Secretaria de Saúde de Maringá 212 oxímetros e termômetros aos pacientes com sintomas leves e moderados de covid-19. Os aparelhos são entregues nas UPAs Quebec e Zona Sul e são usados no acompanhamento da saturação de oxigênio no sangue e dos batimentos cardíacos.
"Apenas pacientes com diagnóstico de Covid-19 recebem os aparelhos. Ao perceber alteração na saturação de oxigênio no sangue, o usuário retorna à unidade de saúde para receber o tratamento mais adequado”, afirma o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.
Ao perceber a alteração, o paciente precisa voltar a UPA em que foi atendido e fazer novos exames. "Temos uma equipe que monitora os pacientes a cada 48 horas, avaliando a saturação sanguínea, sintomas gerais e como estão evoluindo”, diz o secretário.
Maria Ivonete é uma das pacientes que recebeu o oxímetro pela UBS Quebec. "Eu estava muito mal e, após testar positivo, precisei ficar em isolamento por dez dias, monitorando meu estado de saúde. O médico informou que eu precisava prestar atenção em meus batimentos cardíacos e que se a medição ficasse abaixo de 92, precisaria voltar para novos exames”, conta. Ela acrescenta que viveu momento de apreensão durante o monitoramento, mas que ficou feliz ao fazer a medição e o aparelho indicar 98.
Os aparelhos foram doados pela Associação Comercial e Empresarial (ACIM), por meio da ACIM Mulher, Sociedade Médica de Maringá e empresas locais.