Considerada em 2008 a cidade mais segura do Brasil, Maringá, no norte do Paraná, completou nesta quinta-feira (08) 52 dias sem nenhum registro de homicídio doloso. O ultimo assassinato registrado pela polícia na cidade foi no dia 16 de agosto, quando um rapaz de 29 anos foi morto depois de uma discussão com um vizinho. Desde então, a cidade não teve mais nenhum registro de assassinato nas ruas ou comércio, segundo as estatísticas da polícia local.
"Temos conseguido vencer o crime através de um canal permanente de comunicação que criamos com a população maringaense. Aqui a sociedade é muito bem organizada e colabora muito com a polícia, isso é fundamental", explicou o delegado Márcio Amaro, chefe da 9º Subdivisão Policial de Maringá.
Com cerca de 330 mil habitantes, Maringá tem atualmente uma das menores taxas de homicídios do país: 11,2 para cada 100 mil pessoas. Por isso, os índices de criminalidade da região já foram comparados aos de Amsterdã, capital da Holanda, onde a incidência de crimes é bastante baixa.
A posição tranquila da cidade no ranking de crimes violentos é atribuída pela polícia a vários fatores, entre eles o quadro social da região, além de um perfil cultural diferenciado. "Maringá não tem uma característica violenta, o perfil cultural é bastante diferenciado. Além disso, a cidade tem um quadro social que colabora muito, a região tem uma estrutura bastante positiva em várias áreas, como educação, saúde, enfim um cenário que ajuda muito", comentou o delegado-chefe da Divisão do Interior, Luiz Alberto Cartaxo.
Ainda de acordo com o delegado, a conquista de cidade segura não veio por acaso, desde 2003 a região tem recebido muitos investimentos na área de segurança. São dezenas de novas viaturas, reformas e ampliação de delegacias, mais de 500 novas armas, centenas de coletes balísticos, além de implantação de delegacias especializadas. "Os investimentos tem sido maciços na região. O Governo do Estado tem dado todo o aparato necessário para que a polícia possa desempenhar bem o seu trabalho. E a polícia por sua vez tem desempenhado muito bem o seu papel, combatendo o crime em sua raiz", finalizou Cartaxo.
"Temos trabalhado bastante para manter a segurança e a tranquilidade da população de Maringá. A cada dia que alcançamos sem uma nova morte, comemoramos porque é a confirmação da certeza de que estamos no caminho certo", comemorou comandante do 4º batalhão de Maringá, major Luiz Carlos Miosso.