Desfile e o lançamento da pedra fundamental do Parque do Japão marcam o 59º aniversário de Maringá, a ser comemorado nesta quarta-feira (10).
Logo pela manhã haverá o hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal, às 9 horas. Em seguida, às 9h30 será realizado o tradicional desfile cívico-militar. Neste ano, o evento deve reunir cerca de 5 mil pessoas, entre militares, pioneiros, artistas e convidados. O desfile percorrerá a avenida XV de Novembro, desde a rua Basílio Saltchuck até a Piratininga.
No dia do aniversário também será lançada a pedra fundamental do Parque do Japão, às 15 horas, na Gleba Ribeirão Pingüim. Além dessas duas atividades, a Prefeitura do Município de Maringá também oportunizará à população que participe da Expoingá sem pagar ingresso, apenas doando alimentos não perecíveis. Bandas locais animarão o público. Hoje a grande atração é a bamda Calypso.
O calendário de festividades, porém, não se restringe ao dia do aniversário da cidade, e continua até o dia 31.
Maringá, município do noroeste do Paraná, se destaca por sua arborização. É a terceira maior cidade do Estado, com área de 486,433 km², população de 318.952 habitantes e densidade de 643,87 habitantes por km². A cidade foi fundada pela empresa britânica Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, em 1947, e elevada à categoria de município em 1951, quando se desmembrou de Mandaguari.
Com traçado urbanístico inicialmente planejado e modernista, na metodologia das Cidades Jardins, sofreu crescimento acelerado nas décadas seguintes. Ainda assim, o município mantém índices de qualidade de vida elevados, preservando no perímetro urbano grandes áreas verdes. O município também é conhecido como "Cidade Canção", uma referência à música de Joubert de Carvalho.
Informações da Prefeitura de Maringá