Paraná

Março traz festas, feiras e cultura ao Paraná

01 mar 2002 às 16:08

Em março, o calendário de eventos do Paraná traz feiras, festas gastronômicas e culturais. As informações são fornecidas pelas prefeituras e organizadores, que pedem a confirmação das datas.

A programação de março começa nesta sexta-feira com a Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí, que vai até o dia 10. O evento, que acontece no Parque Internacional de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva, apresenta novidades da indústria, comércio e agropecuária e inclui torneio leiteiro e exposição de todas as raças, além de ranking nacional de gado nelore e guzerá.


De 5 a 9 acontece a 3ª Feira da Construção Civil - a Feiracon 2002, no Centro de Exposições e Eventos de Londrina. Dirigida a profissionais da construção civil, engenharia, arquitetura, decoração e do setor imobiliário, a feira é vitrine para a apresentação de lançamentos nacionais e novidades do mercado regional em material de acabamento, produtos, serviços, design e novas tecnologias da construção civil.A Feiracon espera repetir o sucesso das versões anteriores. No ano passado, cerca de 19 mil pessoas visitaram o evento, e o volume de negócios gerados chegou a R$ 20 milhões.


Em Curitiba, de 5 a 8 será realizada a 3ª Feira da Comunicação e seus Fornecedores – Mídia 2002, no Centro de Exposições de Curitiba, no Parque Barigüi. A expectativa é atrair cerca de 45 mil visitantes, entre empresários e profissionais do setor. Participam da feira 130 empresas.


Entre os eventos dirigidos a profissionais específicos está a 12ª Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia, marcada para os dias 7, 8 e 9 de março, na Associação Médica do Paraná, em Curitiba, que oferece um curso de atualização para médicos. Um dos debates será o envelhecimento da população.


De 23 a 27 de março, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Campus no Prado Velho, em Curitiba, acontece o V Congresso Brasileiro de Epidemiologia 2002. Serão realizadas conferências, mesas redondas, palestras e painéis.


Outro evento que reúne profissionais – embora alguns amadores também se arrisquem – é a Festa do Peão Boiadeiro de Lupionópolis, de 14 a 17 de março, no Parque de Exposições e Rodeios. Os participantes demonstram suas habilidades nas lidas campeiras e doma de animais. A festa conta ainda com exposição de produtos e máquinas, barracas, parque de diversões e shows.


De 21 a 31 de março, a capital paranaense ferve com o Festival de Teatro de Curitiba. A 11ª edição do festival terá 200 espetáculos e uma série de exposições, debates, encontros culturais, lançamentos de livros, feira de artes e oficinas. As peças serão apresentadas em teatros e espaços alternativos, como casas, bares, porões, ruas. Além da participação de artistas de todo o país, estão confirmadas as presenças de grupos teatrais da Venezuela, Chile, Uruguai, Argentina e Estados Unidos. A expectativa é que o 11ª Festival seja visto por mais de 100 mil pessoas, superando a bilheteria do ano passado.


Março é um mês pródigo em festas gastronômicas. A primeira delas acontece em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, com a Festa do Carneiro no Rolete, nos dias 9 e 10, na Colônia Santa Maria do Nova Tirol. O evento atrai visitantes de toda a região, que saboreiam o carneiro assado inteiro no rolete e ainda podem comprar artesanato confeccionado em lã, tapetes, roupas e acolchoados, entre outros.


Outro festival que aguça o paladar é a Feira do Peixe Vivo, em Araucária, nos dias 27 e 28 de março. O festival acontece sempre durante a Semana Santa, na Rua Professor Júlio Szymanski.


São José dos Pinhais, também na Região Metropolitana, homenageia seu padroeiro neste mês. A Festa de São José vai de 15 a 19 de março, no Ginásio de Esportes Ney Braga. As festividades incluem missa solene, apresentações de grupos folclóricos, exposição de arte e, é claro, um farto almoço.

No município de Pato Bragado, de 15 a 17 acontece a Festa Nacional do Cupim Assado, no Parque de Exposições Bragradense. Em sua 14ª edição, a festa terá apresentações artísticas e a realização do concurso nacional, do qual participam aproximadamente 200 equipes de assadores de cupim. Os melhores ganham prêmios.


Continue lendo