Paraná

Manifestantes liberam pedágio por uma hora na BR-277

02 mai 2003 às 09:54

Os motoristas que passaram pela praça de pedágio de São Luiz do Purunã (entre Curitiba e Ponta Grossa) entre às 12 e 13 horas desta quinta-feira não pagaram pedágio. Integrantes do Comitê Volante contra o pedágio fizeram uma manifestação no local e liberaram as cancelas.

Um dos organizadores do movimento, o presidente do PMDB em Curitiba, Doático dos Santos disse que o comitê tentou uma negociação com a Rodonorte, concessionária que administra o trecho da manifestação, mas isso não foi possível. ''Por isso resolvemos fechar por conta própria''. A manifestação ocorreu sem maiores tumultos.


Doático disse que o comitê pretende transformar o mês de maio num período de intensas manifestações contra a cobrança de pedágio no Paraná. Para isso, na próxima terça-feira os integrantes do movimento estarão na Assembléia Legislativa, apresentando um cronograma de manifestações.


Uma das principais ações nesse sentido é um abaixo-assinado qualificado que deve começar a circular pelo Estado na próxima semana. A intenção é demonstrar apoio ao governador Roberto Requião (PMDB) para que ele faça uma intervenção nas concessionárias ou então decrete a nulidade dos contratos assinados pelas empresas com o Estado, na gestão Jaime Lerner (PFL).


Segundo Doático, a intenção é coletar 500 mil assinaturas até o final do mês.


O Comitê Volante contra o pedágio é formado por representantes de vários partidos, como PMDB e PT, além de entidades representantes de caminhoneiros, como o o Movimento União Brasil Caminhoneiro, sindicatos e associações de classe.

Na metade do mês passado o Comitê começou a circular pelas estradas pedagiadas do Estado, distribuindo panfletos nas praças de pedágio para mobilizar a população contra a cobrança.


Continue lendo