A pesquisadora Sonia Luyten lança hoje, às 20 horas, com sessão de autógrafos, o livro "Mangá - o poder dos quadrinhos japoneses", no palácio Hyogo - Sociedade Científica Cultural de Estudos Japoneses.
Paralelamente ao lançamento, mais de 80 artistas nipo-brasileiros estarão demonstrando as mais diversas facetas da arte japonesa em papel-desenho, pintura, escultura, mangá, sumiê, snodô, poesia, origami e kirigami. Ao todo serão mais de 300 obras expostas até o dia 17.
A arte sequencial nipônica tem uma identidade própria que hoje é capaz de influenciar e alterar estilos de desenhistas em todas as partes do mundo, despertando interesse tanto em seu conteúdo temático quanto em sua apresentação visual.
Por sua própria experiência, vivendo anos no Japão, Sonia foi capaz de procurar, dentro da própria matriz cultural nipônica, as razões que determinaram a forma dessa arte de comunicação de massa.
Pesquisando as raízes míticas e artísticas dos seus criadores, Sônia analisa os comportamentos sociais de todo um povo. No livro, ela traça correlações entre a maneira tradicional japonesa de contar histórias com a forma atual de viver em um dos países que mais influenciam o comportamento mundial.
Sônia não se satisfaz em apenas analisar o material impresso ou os livros referenciais. Ela avança na busca pela compreensão das razões e da influência da marrativa gráfica japonesa. Para tanto, estudou in loco, não só no Japão, mas também nas Filipinas, Coréia. Tailândia, China e Brasil.
Serviço: Lançamento do livro "Mangá - o poder dos quadrinhos japoneses", de Sônia Luyten, com sessão de autógrafos, hoje, às 20 horas, no Palácio Hyogo (Avenida Comendador Franco (das Torres), 871 telefone: 262-5734), com a abertura da Exposição Nipo-Brasileira