A Superintendência da Receita Federal no Paraná informou nesta quarta que das 1,08 milhão de declarações do Imposto de Renda de pessoa física entregue este ano, 25.054 estão retidas na malha fina. Este volume representa uma queda de 64,5% em relação ao volume de declarações retidas no ano passado que somaram 70,6 mil.
O superintendente da Receita no Paraná e Santa Catarina, Luiz Bernardi, explicou que houve uma mudança de metodologia da Receita em Brasília, que adotou nova sistemática para enquadrar os contribuintes em malha fina. Ele não detalhou, porém, como ocorreu essa mudança alegando questão de estratégia da Receita.
No País, a queda ocorreu na mesma proporção. Este ano, 530 mil declarações ficaram retidas na malha fina, contra 1,5 milhão de declarações retidas no ano passado. Até o início desta semana, a Superintendência da Receita no Paraná trabalhava com a estimativa de que 75.616 declarações estavam retidas na malha fina. A projeção levava em conta o volume de declarações retidas no ano passado, afirmou Bernardi.
Leia a matéria completa na edição desta quinta da Folha de Londrina