Paraná

Mais um município do Paraná enfrenta racionamento de água

13 ago 2006 às 17:26

Neste sábado mais uma cidade do Paraná foi incluída no rodízio de abastecimento de água. O município de Medianeira (58 km ao norte de Foz do Iguaçu) foi dividido em quatro setores e cada um ficará sem água por 24 horas.

Apenas as escolas públicas, creches, postos de saúde e hospitais terão água garantida pela Sanepar com caminhões-pipa. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, o mês de julho teve chuva abaixo do esperado e agosto é o mais seco de todos.


Na segunda-feira, a Sanepar vai divulgar um balanço de quanto a população está economizando de água e quais as projeções de racionamento. Diante de um cenário preocupante, a Sanepar lembra que ''é necessário economizar água todo o dia, porque ainda não há previsão de chuva que ajude a recompor os mananciais'', segundo nota divulgada pelo órgão.


Outras cidades estão em alerta e podem ser incluídas no rodízio de abastecimento. Considerando o nível do manancial e do consumo, a população de Pato Branco ainda permanece com o fornecimento normal de água por 30 dias. Já os muncípios de Saudade do Iguaçu, Chopinzinho, Coronel Vivida, Clevelândia e Palmas, todos na região sudoeste do Estado, ficam fora do racionamento por mais 15 dias, caso não ocorram chuvas significativas.


A Sanepar também informou que o distrito de Rio do Salto, de Cascavel, teve o abastecimento por carros-pipa suspensos há 15 dias, depois que o órgão construiu um poço na localidade. Londrina, por enquanto, está livre do racionamento de água.


De acordo com o Simepar, não há previsão de chuvas para os próximos dias. Na terça-feira, a progressão de uma frente fria vai trazer chuvas isoladas para as regiões Oeste e Sudoeste. Caso haja um incremento de umidade na atmofesra, que se encontra muito seca, também haverá situação de chuvas no Norte do Paraná, de quarta para quinta-feira.


''Existia uma expectativa de chuvas mal distribuídas para o inverno, deste ano. Conjugando isto a chuvas abaixo da média temos o quadro que se vê de temperaturas elevadas e forte estiagem'', explica meteorologista do Simepar, Fernando Mendonça.

As regiões Norte e Oeste registram temperaturas na casa dos 30 graus, enquanto que na Região Metropolitana de Curitiba, variam entre 27 e 29 graus. A umidade relativa do ar fica em média 40% no Estado.


Continue lendo