A concessionária Rodovia das Cataratas, responsável pelo lote 3 do Anel de Integração, iniciou esta semana as obras para o fechamento do desvio existente na estrada secundária do distrito de São João, pertencente a Cascavel. Desde a privatização do trecho, um grande número de motoristas vem utilizando a estrada de terra, num trajeto de cerca de quatro quilômetros, para desviar da praça de pedágio. A Prefeitura de Cascavel informa que não pode tomar qualquer atitude, pois as obras estão sendo feitas na faixa de domínio da União.
A empresa informou que está sendo executada a construção de uma via lateral à praça de pedágio para substituição do ""acesso irregular"". Com isto, a concessionária vai obrigar a quem utilizava do desvio, a pagar o pedágio, pois no trecho do desvio serão colocados monitores para controlarem o tráfego e cobrarem a taxa.
Os pequenos proprietários rurais que moram nas proximidades da praça de pedágio e utilizam o desvio para escoamento da safra, não precisarão pagar a taxa, pois a empresa está montando um cadastro para identificá-los. Em relação aos grandes produtores rurais e empresas, a concessionária afirma que serão feitos acordos comerciais que estão em processo de negociação.
* Leia mais em reportagem de Gilmar Agassi na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira