Paraná

Mais de cinco mil jovens devem ser vacinados contra hepatite B

02 jun 2003 às 12:52

Mais de cinco mil jovens com menos de 20 anos deverão ser vacinados contra a Hepatite B a partir desta terça-feira, às 14horas, no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.

Eles fazem parte do principal grupo de risco da doença, que é cem vezes mais infecciosa que o vírus da Aids. A Hepatite B não tem cura.


No Paraná, são identificados entre 20 mil e 30 mil portadores do vírus todos os anos pelos bancos de sangue do Estado. A doença causa câncer de fígado, hepatite ou infecção crônica e cirrose hepática.


A campanha de vacinação é gratuita e marca a primeira ação do Doutor Ônibus, consultório médico móvel equipado pela Unimed Curitiba para o atendimento à população. Este é o principal projeto de Responsabilidade Social da cooperativa de saúde.


Durante 10 dias, uma equipe de enfermeiros da Unimed efetuará a imunização dos alunos, utilizando a infra-estrutura do ônibus que permanecerá estacionado no pátio do Colégio.


Segundo informou a supervisora do Distrito Sanitário Matriz, Regina Bagatin, os adolescentes são mais resistentes à idéia da vacinação, por isso a necessidade de um trabalho direcionado. "O Doutor Ônibus fará muito bem este papel", disse.



Transmissão - A Hepatite B é transmitida pelo contato com sangue ou secreções, exposição de agulhas e outros instrumentos contaminados (exemplo: tatuagens, piercing, perfuração da orelha, uso compartilhado de agulhas por usuários de drogas), nas relações sexuais, no momento do parto (de mãe para filho) ou nas relações próximas entre crianças e familiares infectados.


Em 40% dos casos o vírus causa hepatite aguda, com sintomas de icterícia (olhos e pele amarelos), urina escura e fezes esbranquiçadas, febre e mal estar. Em torno de 1% pode evoluir para a forma fulminante, levando o paciente à morte.


Porém, em 60% dos infectados, infecção pelo vírus não apresenta sintomas, ou seja, a pessoa "pega" a doença e não sabe.

A campanha de imunização é uma parceria entre a Unimed Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde e o Colégio Estadual. As doses de vacina serão repassadas pelo Ministério da Saúde.


Continue lendo