Próximo do dia em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso, o programa Disque Idoso Paraná divulga relatório que aponta as denúncias de maus-tratos como a maior parte (82,6%) das denúncias recebidas pelo programa em 2006.
Entre janeiro e dezembro do ano passado, o programa atendeu 4.321 ligações, 1.414 delas foram para denunciar algum tipo de infração contra os direitos dos idosos, e 1.169 dessas denúncias foram registradas como agressões, negligência, ameaças, cárcere privado, entre outros. "A violência contra o idoso é um ato intolerável. A sociedade precisa ter consciência de que os maus-tratos contra eles são crimes, e os agressores devem ser responsabilizados", defende a coordenadora do Disque Idoso Paraná e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Schirley Scremin. "O Disque Idoso é um serviço gratuito que recebe denúncias de violação dos direitos do idoso e as encaminha para o órgão responsável, além de prestar orientações e esclarecimentos sobre os direitos dos idosos previstos no Estatuto do Idoso", explica.
O Disque Idoso é um serviço mantido pelo Governo do Paraná, e coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, sigilosa ou com identificação. O telefone do Disque Idoso é o 0800-410001. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12hs e das 13h30 às 17h30.
Seminário – Nesta sexta-feira (15), às 14h30, o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso realiza o Seminário para a conscientização de toda a população sobre os direitos dos idosos, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná.
O tema será "Violência contra o Idoso", e entre os debatedores já confirmados estão a promotora de justiça, Terezinha Resende Carula, o comandante do Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, tenente-coronel Roberson Bondaruk, e o juiz de Direito do 1º Juizado Especial Criminal do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Gilberto Ferreira.
Após o encerramento do Seminário, haverá uma panfletagem na Praça Osório, em Curitiba, com a intenção de conscientizar a população da capital sobre os direitos dos idosos.