Paraná

Mais de 130 famílias do Paraná recebem chaves da casa própria

12 dez 2014 às 12:44

As chaves da casa própria foram entregues nesta quinta-feira (11) a mais 138 famílias de diversos municípios do Paraná. As moradias estão localizadas nas cidades de Guaraci (63 moradias urbanas), Castro (25 rurais), Sengés (29 rurais), Ouro Verde do Oeste (11 rurais) e Diamante do Oeste (10 rurais). Também foi realizado o sorteio de quadra e lote de mais 60 casas em Santa Helena, totalizando 198 unidades. Os investimentos somam R$ 6,5 milhões por meio da parceria entre os governos federal, municipal e prefeituras.

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, ressaltou a importância dos governantes serem sensíveis à causa da habitação. "Precisamos cuidar das famílias e a casa própria é o primeiro passo para o resgate social. E as casas rurais têm uma importância ainda maior porque fixam o homem no campo, dando qualidade de vida e também gerando emprego e renda", disse.


O gerente da agência do Banco do Brasil de Castro, Edson Luiz Cordeiro, reafirmou a intenção de manter a parceria com o governo do Paraná. "A Cohapar tem um quadro funcional muito dedicado e isso facilita o trabalho, porque todas as nossas ações dependem muito dessa integração entre o Governo do Estado e a instituição financeira".


Em Sengés, durante reunião técnica de entrega das 29 casas, a prefeita Elietti Jorge afirmou que habitação é prioridade em sua administração e que pretende ampliar ainda mais a parceria com o Governo do Paraná. "Somente assim poderemos atender as famílias que ainda precisam de uma moradia, já que temos demanda para as áreas urbana e rural", disse.


O prefeito de Guaraci, Jamis Amadeu, agradeceu as parcerias. "Aqui temos a prova de que quando unimos esforços chegamos mais longe . Quem ganha de verdade é a população que conquista um lugar digno para viver", destacou.


Já o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, disse que o programa de moradias está transformando a vida de milhares de famílias de pequenos agricultores no Paraná. "A casa é o sonho das pessoas e no interior a dificuldade de se conseguir uma moradia nova é grande, muitas vezes impossível até. Hoje estas pessoas começam uma nova etapa em suas vidas, com mais conforto e dignidade", disse.


Participaram das entregas os deputados estaduais Alexandre Curi e Gerson Nunes da Silva.


NOVA REALIDADE – Daniele Maciel de Oliveira mora com o marido e a filha em uma pequena casa de madeira na cidade de Castro. Quando Daniele engravidou eles pensaram em aumentar a moradia, mas não tinham condições financeiras. "Nossa vida na casa nova vai ser bem melhor, teremos mais espaço e conforto. Estamos muito felizes".


Melquides dos Santos vive com o irmão em uma pequena propriedade em Sengés e disse que agora, com a moradia nova, quer se casar. "A casa onde eu morava era de madeira, com chão batido e só tinha um cômodo. Nossa vida vai ser mais tranquila a partir de hoje. Com a casa nova me animei mais ainda para casar", disse animado.

Erenice Aparecida da Silva Colombari vai morar na casa nova, em Guaraci, com o marido e três filhos. A família paga aluguel de R$ 350 mensais e ter uma casa própria tinha virado um sonho distante. "A gente já tinha desistido porque parecia impossível. Hoje é aniversário do meu filho mais novo, que está completando seis anos. Esta casa foi um grande presente para a nossa vida", afirmou.


Continue lendo