Paraná

Mais de 1 milhão estão abaixo da linha da pobreza no Paraná

17 jun 2003 às 08:27

O Paraná tem 1,03 milhão de pessoas abaixo da linha de pobreza estabelecida pelo programa Fome Zero, idealizado pelo governo federal. Isso significa que, atualmente, mais de 10% dos paranaenses teriam direito a serem incluídos no programa.

Esses dados são apontados em um levantamento elaborado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), apresentado na segunda-feira ao governador Roberto Requião (PMDB). A base do estudo são dados do Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O Fome Zero considera pobres as pessoas que recebem menos de um quarto do salário mínimo por mês, descontados gastos com moradia e acrescentada renda por produção de alimentos para consumo próprio, por exemplo.


Segundo a pesquisa, Curitiba é a cidade do Estado com mais pobres: são 83.682 pessoas, ou 5,33% da população total, de cerca de 1,56 milhão. Em Londrina, 28.823 pessoas estão abaixo da linha de pobreza do Fome Zero, o equivalente a 6,5 % da população de 443 mil pessoas.


Um dos autores do estudo, o pesquisador Rafael Fuentes, da área sócio-econômica do Iapar, afirma que, proporcionalmente, esse número é baixo. "Mas mascara a existência de muita gente abaixo da linha da miséria. Essas cidades também devem adotar ações contra o problema'', afirmou.

Leia reportagem completa na edição desta terça-feira da Folha de Londrina.


Continue lendo